Alojamentos insólitos em Portugal

Ecoturismo

Alojamentos insólitos em Portugal

Nas férias, a maioria de nós procura hotéis que estejam numa localização conveniente, acessíveis e confortáveis, mas há momentos em que não importa qual seja o destino, simplesmente queremos isolar-nos do convencional e ter novas experiências, ver lugares fascinantes e dormir em lugares inóspitos. Talvez a desculpa perfeita seja esperar por uma ocasião especial, ou talvez a ocasião especial seja … agora!

Precisas de inspiração? Podes ter uma experiência inesquecível se ficares num destes alojamentos excêntricos selecionados por nós.

Cápsula de surf

Denominado “Tube Ride Surf Capsule”, esta cápsula está instalada nos jardins do Maceda Surf Hostel. Este alojamento diferente do habitual foi pensado para prolongar a sensação de estar dentro de um tubo, falando a linguagem surfista. No seu interior, além de uma cama de casal, tem um sofá, casa de banho e alusões à prática do surf.

Rua da Charneca, 647, Maceda, Espinho. Tel.: 917 127 445

Tonel com vista para o Douro

O The Yeatman é um hotel vínico de luxo que tem como parceiros os principais produtores de vinho nacionais, um dos quais batizou uma das suites “A Master Suite 008 Taylor’s”, que se destaca pelo amplo terraço e pela vista deslumbrante sobre o rio Douro e o centro histórico da cidade do Porto. Mas, acima de tudo, esta suíte é única pelo facto de ter sido aí instalada uma cama “King Size”: um balseiro ou tonel, de madeira, ao qual se ascede subindo três degraus.

The Yeatman, Rua do Choupelo, Vila Nova de Gaia. Tel.: 220 133 100.

Hotel fábrica do chocolate

Este é um pequeno Hotel de charme que resulta da recuperação do edifício de uma antiga fábrica de chocolate e em que cada quarto conta uma história diferente. O hóspede pode dormir no conforto de uma das suas marcas de chocolate preferidas, no ambiente das roças equatoriais de cacaueiros ou até no imaginário de histórias clássicas como “Charlie e a Fábrica de Chocolate” ou “Hansel and Gretel”. Poderá ainda mimar-se com um tratamento rejuvenescedor de chocoterapia, desfrutar de uma fonte de chocolate para dois e conhecer diversos tipos de chocolate numa prova comentada, depois de uma inspiradora visita ao Museu.

Rua do Gontim, 70-76, Viana do Castelo, tel: 258 244 000

Caravanas ciganas

No Parque Rural do Tambor, em Aveiras de Cima, as Gypsy Caravans proporcionam uma experiência colorida e muito confortável, em pleno ambiente rural e bucólico. Dotadas de aquecimento, redes mosquiteiras e casa de banho, o pequeno-almoço é servido na caravana e chega numa bonita cesta de piquenique. Na quinta, povoada por diversos animais, pode ajudar nos trabalhos diários, andar a cavalo, praticar tiro com arco ou simplesmente descansar.

Parque Rural Tambor, Rua do Tambor, Casais das Amarelas, Aveiras de Cima. Tel.: 912 939 242

Casa da árvore – Snake Tree House Pedras Salgadas

Um cenário de sonho: Um parque centenário com 20 hectares de floresta pontuada por 12 Eco Houses, perfeitamente integradas na paisagem, que inclui duas “Tree Houses”, revestidas a ardósia e madeira, matéria-prima autóctone que ajuda a integrá-las na paisagem. O interior é moderno e requintado, com uma cama de casal, sofá, casa de banho e kitchenette, destacando-se ainda as duas janelas (uma das quais para olhar o céu). O acesso a cada casa é também bastante original, já que a construção está a vários metros do solo.

Pedras Salgadas Spa & Nature Park, Bornes de Aguiar, Tel.: 259 437 140

Dormir numa bolha: Moinho do Maneio

O Moinho de Maneio, uma unidade de turismo rural, em Penamacor, é o primeiro alojamento português a oferecer as “bolhas” do projecto Bubbles in the Sky. A Bolha é uma tenda esférica insuflada de ar, com total privacidade, posicionada numa escarpa, onde se poderá dormir em total contacto com a natureza, sob um manto estrelado, visível através do tecto e frente transparentes. No exterior tem uma pequena casa de banho com sanita, e a cerca de 200 metros dispõe de casa de banho completa, que será de utilização exclusiva dos hóspedes da Bolha.

Moinho de Maneio Ribeira da Bazágueda Aranhas, Penamacor, Tel: 918904233,  277394399

Casa flutuante – Amieira Marina, Alqueva

A Barragem do Alqueva já é casa de uma serie de hotéis barco, permitindo estadias que dão pelo menos uma garantia: não vai ter problemas com o ruído da vizinhança. Os barcos Hotel estão a ser comercializados pela Amieira Marina, e é também lá que é possível encontrar o projecto FloatWing.

Amieira Marina, Tel: 266611173

Pipa no Douro – Quinta da Pacheca, Lamego

Imagina um pipo de vinho, em madeira, tão grande que lá dentro podem caber duas ou mais pessoas. Imagina também que além de te poderes movimentar dentro da enorme barrica, podes lá dormir, com vista para o rio Douro, e até aproveitar o céu estrelado enquanto estás deitado na cama, graças a uma discreta e panorâmica janela no topo. Nestas pipas espalhadas pela Quinta da Pacheca em Lamego não falta nada, nem ar condicionado!

Quinta da Pacheca Cambres – Lamego Tel: 254331229

Train spot Guest House

Está a dar entrada na linha Nº 1, em pleno Alentejo, uma viagem no tempo. A viagem acontece na Train Spot Guesthouse, alojada na histórica estação ferroviária de Marvão/Beirã, criada no séc. XIX e classificada como Património Arquitectónico. Aqui todos os viajantes de coração jovem vivem a experiência de sonhar e acordar numa estação da era industrial, com a envolvência do Parque Natural da Serra de S. Mamede, em contacto direto com a cultura raiana, a um passo da fronteira entre Portugal e Espanha.

Estação ferroviária de Beirã/Marvão, Largo da Alfândega, Beirã, Tel: 963 340 221

Domos Geodesicos

Se queres contemplar e vivenciar a Natureza em pleno, num respeito mútuo, numa envolvência e promoção dos recursos Naturais e da Vida, este é o lugar. Glamping, o conceito Ecológico, Glamouroso e Inovador de Turismo de Natureza, na Serra da Gardunha, encontra-se a cerca de 925 m de altitude. Pretende despertar os sentidos dos seus visitantes, numa integração plena com o meio envolvente, oferecendo experiências únicas e diversificadas de contacto com a biodiversidade do território, com a sua história, cultura, e costumes das suas gentes, numa estadia de elevada qualidade num ambiente confortável e sofisticado.

Alcongosta Fundão Castelo Branco, Tel: 933 529 451, 938 387 600

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *